quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Quando Deus diz não

" O coração do homem planeja seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos" Pv 16:9

É dificil quando ouvimos um não de Deus, principalmente quando não há dúvidas em nosso coração quanto á direção em que se está caminhando, mesmo que, existam lutas. Porque muitas vezes essas lutas não indicam a necessidade de uma mudança de rota, mas algumas vezes sim!

Mas e quando isso acontece, o que fazer?

... quando não se passa no vestibular, quando se perde um emprego, quando um casamento prestes a acontecer desaba e não acontece, quando a cura não vem...

1) Podemos desistir de Deus e nos negar a seguí-lo:
Como sugeriu a mulher de Jó após ele ter perdido todos os seus filhos e bens e ainda estar com seu corpo coberto de feridas.
"Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus , e morre". Jó 2:9

2) Podemos culpar aos outros e ao Senhor:

Sabemos que no mundo teremos aflições e que muitas vezes o inimigo usa quem menos esperamos para nos fazer mal, nos atacar, mas apesar disso o Senhor permanece soberano.
Meditando uma vez mais no livro de Jó, podemos ver e aprender que todas aquelas lutas que lhe sobrevieram foram enviadas por Satanás, ainda assim o maligno só pôde tocar naquilo que a SOBERANIA de Deus permitiu.

" E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor".

Jó 1:6-12

E então Satanás saiu da presença do Senhor e um dia, quando Jó não esperava, tragédia após tragédia começaram a assolar a sua vida.

- Seus amigos se aproximaram dizendo-lhe que estava em pecado e por isso tal destruição;
- Sua esposa se aproximou sugerindo-lhe que negasse ao Senhor;
- a dor, a frustração, decepção, amargura e melancolia quiseram tomar posse de seu coração a ponto dele dizer:
"Maldito o dia em que nasci! Maldita a noite em que disseram: Já nasceu! É homem!" Jó 3:3
- As circunstâncias nos revelam quem de verdade é nosso amigo, quem de verdade é por nós

"Mas eu não pude contar com vocês meus amigos, que me desapontaram como um riacho que seca no verão". Jó 6:15

- As circunstâncias nos revelam que, infelizmente, temos inimigos e que eles querem sim o nosso mal

"Ó Senhor Deus ataca os que me atacam e combate os que me combatem" Sl 35.1

"Meu Deus, eu confio em ti
Salva-me da vergonha da derrota
Não deixes que os meus inimigos se alegrem com a minha desgraça" Sl 25:2

Querer o mal de alguém é orar contrariamente a essa pessoa ou aos seus sonhos, e quando digo orar é porque quem ora é aquele que se diz conhecedor do Senhor, porque se se coloca a orar é porque conhece, mas por orar contra mostra que ainda não conhece o Deus verdadeiro e seus desígnios.

Mas meus queridos irmãos, nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas sim principados e potestades do mundo espiritual que segam a mente e o entendimento de muitos e os tornam agentes de satanás.

"E Saulo aprova a morte de Estevão.
Naquele mesmo dia a igreja de Jerusalém começou a sofrer uma grande perseguição ... Alguns homens religiosos sepultaram Estevão e choravam muito por causa da sua morte. Porém Saulo se esforçava para acabar com a igreja. Ele ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os jogava na cadeia". At 8:1-3

3) Podemos decidir confiar integralmente no Senhor e vê-lo transformar toda a maldição em benção:

O Senhor Jesus nos exorta: "Tenho vos dito isso para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo pois eu venci o mundo". Jo16:33

Conta-se que um casal de namorados cristãos que obedeciam a Deus marcou a data do casamento; porém no dia previsto, a noiva tinha acabado de sair do hospital com uma enfermidade que a impedia de se casar naquela data. O casal havia se preservado para o casamento. Os convidados e a festa já estavam prontos, mas houve uma interrupção do sonho de uma vida: poder casar-se com a pessoa amada. Era uma enfermidade passageira, mas a dor de cancelar tudo era sem dúvida grande e perturbadora. Em oração, os noivos aguardavam de Deus a solução e orientação do que fazer a partir daí. Ao ler a Bíblia em casa, o noivo recebeu de Deus o mesmo verso que a noiva encontrou na cama do hospital - "Este é o meu consolo no meu sofrimento: a tua promessa dá-me vida" Sl 119.50 -
Quando se encontraram e compartilharam o que Deus havia lhes dito durante aqueles momentos de frustração, animaram-se por Deus confortá-los com o mesmo verso. O casamento aconteceu um mês depois e os momentos da cerimônia foram de profundo significado para o casal e para todos os que compartilharam da experiência. (Presente Diário - Ano 16 - 14/09/2023)

As perseguições de Saulo não fizeram cessar o plano de Deus para a implantação da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda o plano do Senhor foi maior, Ele mesmo se apresentou a Saulo no caminho de Damasco, mudando sua história e convertendo-o, Paulo se tornou um dos maiores evangelizadores do Senhor Jesus.

A enfermidade não separou o casal da história acima, pois havia um plano maior para a vida deles, um plano escrito pelo próprio Deus e como todos sabem:


Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Marcos 10:9

Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Mateus 19:6

E assim será na minha vida e na sua vida ...
Não importa o que o inimigo tem tentado te dizer, não importa se lutas e dificuldades têm se instalado em sua vida para te fazer desistir ...
Os planos do Senhor não se frustram jamais , Deus não falha, não erra, não mente ...

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Salmos 37:5
 
Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. Provérbios 16:3
 
Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer. Salmos 22:8
 
Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo. Salmos 115:9
 
 


Deus continue abençoando sua vida,
Em Cristo
Roberta


Nenhum comentário:

Postar um comentário